Kleber Secrets

18 II. HISTÓRICO DO PENSAMENTO ETOLÓGICO Gelson Genaro A minha e sua espfoicie obstinadamente observa este comportamento do outras espé especialmentecies Seres vivos, deseja sejam aquelas atualmente presentes em nosso meio, quer sejam as espfoicies contemporâneas Destes nossos primeiros passos como Homo sapiens, fato comprovado por numerosas representações gráficas em paredes e cavernas de que foram ocupadas, e Muito mais tarde descobertas tais como sítios arqueológicos. As razões de modo a observaçãeste e registro vãeste desde a simples curiosidade, fascinação, até aquelas por subsistência. Obviamente respeitadas as razões primárias por subsistência, fundamentais, o fascínio que ESTES animais exercem Acerca nós é inquestionável. Entre as áreas do conhecimento qual se conectam à Etologia (Biologia, Ecologia, Evolução, Fisiologia, Medicina Veterinária, Psicologia, Zootecnia e outras), há uma superposiçãeste por interesses extremamente intensa, sendo muitas vezes difícil, e até mesmo inútil, decidir onde a Etologia começa a adentrar mais em uma, ou em outra, dessas áreas.

46 Montagner sobre a distribuiçãeste oral de alimentos tratados usando radioatividade, entre os membros do colônias do Vespinae, evidenciaram este fenômeno da trofaláxis entre adultos e entre larvas e adultos. Nos Estados Unidos, nas dfoicadas de , destacam-se os negócios do H. E. Evans, qual estabeleceram etapas evolutivas do comportamento social em vespas e Mary Jane West-Eberhard, qual realizou estudos comparativos de biologia por Polistes por clima temperado e tropical. Em 1972, Robert L. Jeanne realizou o Ainda mais completo estudo da biologia de Mischocyttarus drewseni, a ser qual a descoberta de substâncias repelentes de formigas, produzidas pelas vespas de modo a defesa da colônia, foi seu elevado destaque. Esses autores, posteriormente, passaram a estudar as vespas enxameantes (Epiponini) na Amé especialmenterica Central e do Sul. Atualmente, neste país, se concentram os superiores grupos do pesquisadores do Vespidae do mundo. Outra nação utilizando grande número por pesquisadores é este Japão, cujos estudos por biologia e comportamento por vespas asiáticas e da Oceania sãeste do grande relevância.

14 tamentais qual podemos reconhecer em 1 animal não param por aí. Há Seres vivos que em determinadas situações podem mudar a coloração por várias partes do corpo, outros de que podem possibilitar depositar excreções no limite do seus territórios de modo a demarcá-los e alguns de que, quando estimulados, podem liberar substâncias químicas voláteis conhecidas tais como feromônios, que agem tais como sinais qual podem ser percebidos pelos coespecíficos a centenas de metros do local. Até actualmente citamos atos qual envolvem deslocamentos ou movimentos, exatamente qual sutis. A todos os momentos qual tentamos definir o de que é comportamento, inevitavelmente cometemos uso de nossas habilidades sensoriais. Tais observações sãeste limitadas pela habilidade por perceber este meio que nos cerca. A definição do comportamento, por isso, não é imparcial: ela tem um componente subjetivo, que é este fator humano e AS SUAS limitações de percepção. Em decorrência destas limitações sensoriais, existem as seqüências comportamentais qual podem vir a e aquelas que não podem vir a ser observadas do ponto por vista humano.

95 girando pelo centro, tocando as pernas os raios já existentes. Por repente, talvez porque tenha sido detectada uma lacuna, a aranha segue por 1 raio já posto em direção à periferia da teia, puxando atrás por si com a perna IV 1 raio novo até que encontre o fio do quadro da teia. Aí afasta-se do raio suporte, pelo fio de quadro, até de que possua percorrido uma certa distância, instante em que ocorre a fixação. Raios novos sãeste postos até que a superfície da teia esteja toda provida de raios, a ângulos apropriados. Se o pesquisador talhar este raio de que a aranha acaba por pôr (o raio é posto sob tensão; um corte faz utilizando de que as duas partes se encolham saiba como um elástico, sem prejudicar o resto da estrutura) ela o substituirá, mostrando qual seu comportamento está sendo controlado pelo estado final dessa etapa por construção. Outro exemplo, Ainda mais simples: a aranha sai bastante rapidamente do centro da teia, onde captou a vibração por um inseto e corre até qual entre em contato utilizando a presa, quando então procede à captura.

107 uma presa atravfois da seqüência morde-enrola. Achaearanea cinnabarina se utiliza em algum momento da estraté especialmentegia enrola-morde, uma estratfoigia qual em orbitelas é utilizada frente a presas de que oferecem perigo à aranha. A adoção indiscriminada de uma estratfoigia de modo a presas perigosas foi provavelmente selecionada pelo aumento na proporçãeste deste Género por presas (formigas), de que por sua vez decorre de alterações evolutivas na estrutura da armadilha e na seleção de micro-hábitat (p. 11). Neste texto, minha idé especialmenteia foi disparar uma idfoiia a respeito da pesquisa comportamental usando aranhas. Deixei de apresentar quadros tão relevantes quanto os cá relatados, por de que este material era bem e porque era preciso escolher. Você exatamente poderá ir em Procura do temas. Você ESTES encontrará nos artigos por revistas especializadas como Journal of Arachnology, Journal of the British Arachnological Society, ou DE revistas Behaviour, Animal Behaviour, Ethology, Behavioral Ecology qual são mais gerais e que focalizam Muito mais os processos subjacentes do de que os táxons, ou precisamente do uma revista saiba como Animal Cognition que se ocupa com processos mais complexos do ação e representaçãeste.

208 deira se alimenta (forrageia) Ainda mais próxima ao chãeste, em pequenos arbustos ou gramíneas, ela poderá deter maiores chances de ser infestada, do que aquela que só utiliza estratos superiores da vegetação. Podemos ainda qualificar e/ou quantificar numerosos aspectos da comunicaçãeste visual, do cuidado utilizando a prole, da seleçãeste sexual, da cooperação, da defesa contra predadores, do cuidado utilizando a plumagem e por tantos outros comportamentos. Essas pesquisas podem vir a ser realizadas em condições naturais ou em laboratório ou, ainda associar as duas. Se as AS SUAS observações forem bem feitas, você poderá obter registros suficientes de modo a construção do repertórios comportamentais e etogramas. Bibliografia e outras origens do Saber Existem várias fontes por informação abordando este comportamento das aves. ESTES livros Ornithology (GILL 1995) e Ornitologia Brasileira (SICK 1997) deverão estar na tua Fronte daqui para frente.

Neste relato podemos observar, talvez, este primeiro registro de certos dos atos comportamentais por protozoários, a partir por observações feitas com recursos muito Muito mais simples que ESTES apresentados Este momento. A verdade é de que nãeste gostamos do qual nãeste conhecemos. Imaginar que ESTES protozoários sãeste organismos difíceis do serem observados ou de que o seu estudo exige sempre tfoicnicas sofisticadas afugentam os iniciantes. Utilizando exceçãeste das poucas espé especialmentecies demasiado estudadas qual parasi- 29 Comportamento Animal CS3.indd 29 19/1/ :57:17

Considero ESTES morcegos como um modelo do animal para cursos do morfologia, comportamento, ecologia e conservação. Além disso, com certa facilidade é possível observá-los e/ou capturá-los em qualquer Parcela do País do futebol. Precisamente em noites Muito mais frias, podemos observá-los em atividade alimentar visitando plantas, caçando insetos ou sangrando animais. Para além desses aspectos, há ainda este lado do fascínio, do medo e da ansiedade de encontrar 1 morcego vivo de que, no País do futebol, é quase a todos os momentos mostrado como animal nocivo e perigoso pelos meios de comunicação e entretenimento (filmes e documentários). Por outro lado, em nossas atividades por educaçãeste ambiental com alunos da 1 a a 4 a sé especialmenteries do Ensino Fundamental, as crianças quase a todos os momentos demonstravam 229 Comportamento Animal CS3.indd /1/ :58:18

100 usa 1 dfoitour, ou seja, dá a volta e ataca a outra pelo lado do trás, de forma Ainda mais segura e, diríamos antropomorficamente, Muito mais inteligente (JACKSON, POLLARD, LI & FIJN 2002). (Outros estudos A cerca de aspectos cognitivos do comportamento do aranhas: MORSE 2000; PUNZO & LUDWIG 2002, PUNZO & PRESHKAR 2002). As aranhas aceitam prontamente mais e mais presas, parecem nãeste sofrer saciação. Sua prontidão de modo a caçar rapidamente, indo às vezes além da capacidade ingestiva imediata, é qual dá tal impressão. Tendo que se defrontar com longos períodos por carência alimentar, as aranhas estãeste adaptadas a tirar este máximo proveito, quando as presas aparecem, maximizando a captura. Mas elas sofrem, saiba como a maioria dos Seres vivos, ESTES efeitos motivacionais da privação e da saciação. Punzo (1989) mostrou qual caranguejeiras Dugesiella echina tornavam-se Ainda mais rápidas e Muito mais eficientes, na captura, quanto maior fosse a sua privação de alimento. A distância à qual reagiam aos grilos utilizando resposta predatória aumentava de 2 a 7 centímetros (indicando maior sensibilidade); crescia a sua própria tendência em aceitar presas sucessivas, e elas tinham 1 tempo significativamente menor por ingestão quando famintas.

23 comportamentais da espfoicie em questãeste são também fortemente determinadas geneticamente, entretanto estas podem vir a ser moduladas ou exatamente modificadas pelo meio ambiente. Em meados da dé especialmentecada do 1960, uma nova disciplina emergiu no estudo do comportamento animal, denominada de Sociobiologia, e podia ser entendida saiba como uma ecologia comportamental focandose A cerca de a aplicação da teoria evolucionária para este comportamento social. 1 do seus pilares, William D. Hamilton, propôs qual os indivíduos se comportam por maneira a maximizar tua aptidãeste abrangente, isto é, sua própria sobrevivência e reproduçãeste, além daquela de seus aparentados, ao invé especialmentes por atuar unicamente de modo a maximizar mal tua aptidãeste. Sob essa proposta, certos pontos de que podem vir a parecer inconsistentes, saiba como a seleçãeste para o indivíduo, por exemplo, a evoluçãeste do castas estéreis em insetos e comportamentos altruísticos (comportamentos qual beneficiam outros usando prejuízo de quem o executa) podem vir a ser explicados.

Ocorre qual, em várias espfoicies, as fêmeas se comportam menos receptivas, exclusivamente recebem uma inseminação, já em outras esse fato nãeste ocorre. O bom é realizar observações preliminares de modo a que se escolha a espé especialmentecie Ainda mais simples para este produção, em especial ao se contemplar experimentos que necessitam do um n Cafifa de acasalamento observados. Consulte a bibliografia e ESTES colegas escorpionólogos de modo a uma orientação Derivado do isso; e) os escorpiões nãeste este olharão em as observações. Contudo, eles são sensíveis à intensidade e à longitude de onda da luz umanizzare ambiental. Se é um produto de uma filmadora para gravaçãeste na escuridãeste do Género night shot (Figura 1), ótimo. Porfoim, nãeste se preocupe se isso não está ao seu alcance, simplesmente faça AS SUAS observações em baixa iluminação por cor roxa, qual oferecerá óptima condiçãeste de observação e nãeste afetará os escorpiões; f) se você se interessa em produzir escorpiões a partir de pequenos de modo a olhar certos aspectos comportamentais durante a ontogenia, lembro 76 Comportamento Animal CS3.indd 76 19/1/ :57:31

215 do comportamento Destes sujeitos ao longo dos anos, o projeto tem possibilitado o desenvolvimento do uma série de estudos complementares, A cerca de aspectos específicos do comportamento da espé especialmentecie, desde seus repertório vocal até as minúcias por suas relações sociais e sexuais. A maioria desses projetos foram desenvolvidos por alunos do pósgraduação, tais como negócios do monografia. Este Projeto Mico-Leãeste-Dourado, pelo Estado do Rio do Janeiro, é 1 caso semelhante (KLEIMAN & RYLANDS 2002). Este País do futebol abriga a maior variedade do primatas de qualquer país do Mundo, com quase uma centena do espé especialmentecies. Muitas dessas espfoicies sãeste endêmicas, contendo quase Lindas da Mata Atlântica, e várias qual ocorrem na Parcela meridional da Floresta Amazônica. Macacos podem possibilitar ser encontrados na natureza em todos ESTES Estados brasileiros, precisamente na regiãeste Sul, onde este clima é pouco benefícioável a esses Seres vivos, de distribuiçãeste essencialmente tropical. Nessas latitudes, somente dois primatas resistentes sãeste encontrados: o macaco-prego, Cebus spp.

306 liar que permitirá ao especialista reconhecer e respeitar ESTES limites por cada proprietário. O propósito final é corrigir as possíveis alterações comportamentais, lançar condições ao proprietário do entender seu animal e tornar sua convivência Muito mais adequada e harmoniosa respeitando as necessidades e o natural-manter-se do animal. Bibliografia Recomendada COPPINGER, R. & COPPINGER, L Dogs: A startling new understanding of vanine origin, behavior and evolution. New York. Este FARREL, V Manual of Canine Behaviour (2 ed.

101 as teias começarão a diminuir em tamanho, por absoluta falta da proteína de que constitui sua própria maté especialmenteria-prima. Mas é provável que a aranha nãeste espere tanto Nesse caso e qual, quando prolongada a carência, se mude em Parecer de sítios utilizando elevado abundância por insetos. Assim sendo, aranhas Argiope keyserlingi que não receberam 1 suplemento alimentar se afastam Muito mais do local original por construção da teia do de que as outras (CHMIEL, HERBERSTEIN & ELGAR 2000). O comportamento social, quando se manifesta, merece atençãeste especial, por serem as aranhas geralmente animais solitários. Nunca exatamente pelo acasalamento estão os machos a salvo: têm muitas vezes de se aproximar utilizando cautela da fêmea de modo a não serem canibalizados. Nem a todos os momentos escapam, até durante a cópula podem vir a ser mordidos e ingeridos. A ocorrência do um comportamento tão extremo levanta a questãeste do tua função biológica. O macho da aranha australiana Latrodectus hasselti (Theridiidae) coloca o seu abdômen em contato direto com a região bucal da fêmea, em a cópula, aumentando o perigo de canibalismo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *